Política, posicionamento e gestão de estoques

A definição de uma política de estoques e do estoque de segurança deriva do nível de serviço desejado aos clientes, e é diretamente impactado pela variabilidade da cadeia. Não deve ser definida em dias de cobertura de forma unificada entre os SKUs, mas sim calculada tecnicamente pela curva normal.

A análise dos estoques deve ocorrer de forma permanente. As ações definidas devem ser alinhadas com operações e com a área comercial, tanto para ajustes de volume de produção quanto para evitar perda de vendas. Podem ser necessários estímulos comerciais para liberar os estoques em excesso.

Algumas ações podem ser realizadas para antecipação de estoque em função dos preços de oportunidade das commodities ou como proteção da taxa de câmbio.

O esforço permanente, entretanto, é sincronizar a operação com a demanda para minimizar a necessidade de capital de trabalho empregado.

A gestão de estoques traz como benefício a maximização do capital de trabalho, a melhoria das vendas por um melhor nível de serviço e aumento do giro dos estoques.

Diagnosticar

Diagnosticar

Desenvolver

Desenvolver

construir

construir

Ofertar

Ofertar

Otimizar

otimizar

Fortalecer

Fortalecer

Outras